quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Potpourri: a arte de enfeitar e aromatizar

Potpourri, é uma palavra de origem francesa e ao pé da letra significa "panela podre".

O potpourri foi criado no século 12 pelas pessoas daquela época com o propósito de refrescar os quartos dos castelos. Ervas e especiarias eram colocadas dentro de enormes caldeirões no final do dia, após o término das preparações das refeições. Depois as pessoas colocavam estas ervas e especiarias em recipientes com tampas, umedeciam com álcool e deixavam-nas apodrecer. Este processo criava um forte perfume que era espalhado cada vez que a tampa era levantada. Flores eram colocadas com estas ervas e especiarias em vasos e cestas bonitas para embelezar as salas de todo o castelo.

Durante esta era o privilégio de tomar banho e lavar as roupas não era tão acessível, então estruturas de madeiras eram construídas para conter a amável mistura de ervas e estas, por sua vez eram penduradas dentro das pesadas anáguas  dos vestidos das mulheres.

Isso fazia com que os aromas desagradáveis que os corpos exalavam fossem "mascarados". Vamos combinar que naquela época tudo devia ser realmente muito mas, muito fedido. Enfim....ainda bem que houve a evolução e hoje sabemos que um bom banho é imprescindível para manter a higiene, saúde e aroma agradável!

Uma coisa que também mudou com o passar dos séculos foi a forma de se fazer o potpourri. Hoje esta arte é extremamente variada. Comercialmente foram criadas fragrâncias sintéticas que são misturadas a ervas, especiarias, folhas e flores secas para acentuar ou mesmo dar um aroma próprio e diferente ao potpourri. No entanto isto pode ser ruim para algumas pessoas que possuem alergias as substâncias sintéticas.

A parte mais emocionante de se fazer o potpourri é misturar os ingredientes e criar receitas únicas com uma identidade olfativa própria e natural. A mistura de diferentes flores, folhas e árvores produz uma fragrância natural de acordo com o seu sentido do olfato e sua memória. Sim, os aromas agem em nosso subconsciente resgatando memórias guardadas em algum lugar bem la no fundo e que nos trazem lembranças de acontecimentos por nós vividos. Ervas e especiarias adicionam vivacidade e calor, e cozinhar e ervas botânicas adicionam aromas agradáveis como o de um jardim em um dia quente de verão.

As receitas abaixo foram criadas com textura, cor e um senso de criatividade sazonal. Ervas e especiarias foram adicionados para realçar as idéias. Flores, árvores e tinturas de frutas são adicionados como conservantes e dão o toque final ao produto. Óleos essenciais são ótimos para serem adicionados aos potpourri pois, são substâncias naturais e intensificam o aroma.

Potpourri de Rosas Tradicional

8 xícaras de pétalas de rosas
4 xícaras de flores de lavanda
2 xícaras de alecrim
1 xícara de cravos
2 xícara de folhas de limão verbena ou capim limão
1 xícara de pimenta da jamaica inteira
1/3 de xícara de bagas de zimbro (junípero)
1/2 xícara de semente de anis
1/3 de xícara de resina de benjoim em pó ou conservante de raiz de lírio
1 xícara de sal grosso
15 gotas de óleo essencial de rosas
7 gotas de óleo essencial de gerânio rosa

Em um recipiente plástico, coloque uma camada de flores. Adicione as ervas, frutas e especiarias. Cubra com os conservantes e o sal. Pingue os óleos essenciais no sal. Misture tudo e tampe o recipiente. Misture todos os dias durante 6 semanas. Guarde em sacos plásticos bem fechados até estarem prontos para o uso.

Potpourri Delícia Cítrica

2 xícaras de folhas de hortelã
1/3 de xícara de folha de limão verbena
1/3 de xícara de melissa
1/4 de xícara de estragão
1/2 xícara de alecrim
1/2 xícara de bagas de zimbro (junípero)
4 xícaras de casca de laranja seca
8 xícaras de pétalas de flores diversas secas
1/3 de xícara de resina de benjoim em pó ou conservante de raiz de lírio
1/2 xícara de sal grosso
15 gotas de óleo essencial de limão siciliano e lima

Os ingredientes são adicionados ao recipiente iniciando pelas flores secas, ervas e especiarias. Em seguida acrescente os conservantes, sal e os óleos essenciais. A finalidade de montar em camadas nesta sequência é distribuir uniformemente os conservantes, sal e óleos pelas pétalas. Esta de fato, decapando e conservando a mistura que poderá ser utilizada por anos.

A adição da decapagem de sal não é apenas trazer longevidade ao produto mas, também torná-lo utilizável para cozinhar o potpourri. Cozinhar o potpourri em recipientes como os rechauds de fondue faz com que os aromas invadam todos os cantos de sua casa.
Climas úmidos espalham os aromas do potpourri enquanto eles estão apenas acomodados nos potes. Climas secos retiram o aroma do potpourri quando eles são expostos ao ar, então é melhor aquecê-lo e manter em recipientes.

O uso dos potpourri vai além de só enfeitar e aromatizar a casa. Eles podem ser usados dentro dos armários para disfarçar o cheiro das naftalinas e impedir as traças de aparecerem. Os óleos essenciais de cravo e laranja são excelentes para espantar traças e inclusive cupins!!!
Também podem ser colocados nas gavetas e nos sapatos para dar um aroma fresco.  Podem ser colocados em sachês nos carros e até mesmo dentro de bichos de pelúcia e travesseiros. Enfim.....basta ter criatividade para utilizá-los.

E é muito importante lembrar que não existe uma receita padrão para se fazer potpourri. Tudo aqui é válido. O importante é criar e utilizar do que você tiver em mãos.

Colha lascas de árvores, guarde folhas de eucalipto, pétalas de rosas, margaridas, calêndula, seque cascas de limão, laranja, maçã, desidrate frutas, use sementes e caroços como os de jambo....enfim....existe uma gama enorme de opções. Crie...crie sempre e se surpreenda com os resultados.




Fica a dica de que estes são ótimos presentes para se dar agora nas festa de Natal!!!




Fontes:
http://vimeo.com/71530788
http://www.growerdirect.com/potpourri
http://www.wisegeek.com/what-is-potpourri.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...