quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sopa Creme de Cenoura com Óleo Essencial de Cardamomo

HUmmm, esta é uma deliciosa receita pra um jantar leve e muito, muito saboroso.

Super fácil de fazer, leva apenas cenouras e temperos.

Ingredientes:


  • 6 cenouras grandes
  • 1 cebola grande picada
  • 1 talo de alho poró picado
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 2 tabletes de caldo de legumes
  • creme de leite (opcional)
  • sal a gosto
  • 2 gotas de óleo essencial de cardamomo
  • azeite
Preparo

Na panela de pressão, coloque um pouco de azeite e doure a cebola. Acrescente o pimentão e refogue um pouco. Descasque as cenouras e pique em pedaços. Junte as cenouras na panela, acrescente os tabletes de caldo de legumes e complete com água, passando dois dedos acima das cenouras. Deixe cozinhar por 20 minutos.
Enquanto isso, em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue o alho poró, colocando apenas uma pitadinha de sal. Reserve.

Depois que as cenouras cozinharam, bata no liquidificador. Irá ficar um creme já bem encorpado. Volte tudo na panela e ai quem quiser pode acrescentar o creme de leite (eu não usei, porque a sopa já estava bem cremosa e achei desnecessário). Acerte o sal e acrescente 2 gotas de óleo essencial de cardamomo. Mexa bem.

Na hora de servir, coloque um punhado de alho poró sobre a sopa. Outra opção é já misturar todo o alho poró na panela mas, como sei que tem pessoas que não gostam do alho poró, prefiro deixar separado e cada um coloca o tanto que quiser em seu prato.

Para acompanhar uma fatia generosa de pão italiano ou sovado (maravilhoso que me trouxeram lá do interior!)

Informações Nutricionais e Aromaterápicas

As cenouras são fontes de vitaminas e minerais. São ricas em betacaroteno, substância que ajuda a dar cor a nossa pele quando exposta ao sol. Também são fontes de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino.






O alho poró é um símbolo nacional do país de Gales, faz parte de um dos pratos tradicionais chamado Cawn cennin, que é uma  sopa preparada em uma data comemorativa. Rico em vitamina A, C e complexo B. Tem minerais como flúor, iodo, ferro e fósforo.





O óleo essencial de cardamomo tem propriedades digestivas.

Bom apetite!!!

Receitinha passada pela minha amiga Melissa Bonadia, e adaptada por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...