quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Óleo de Prímula e seus benefícios

primula
Nem sempre ingerir gorduras faz mal. Isso mesmo, nosso organismo é composto de além de carboidratos e proteínas, por gorduras que são essenciais para a formação de hormônios, proteção térmica e transporte de outras substâncias lipossolúveis como as vitaminas ADEK, pelo corpo.

Os triglicerídeos são as estruturas lipídicas predominantes em nosso organismo. Eles são formados por dois tipos de moléculas: o glicerol e os ácidos graxos (AG). Estes últimos são divididos em monoinsaturados, poliinsaturados e saturados.

O AG saturados, geralmente são sólidos em temperatura ambiente e são encontrados no bacon, banha, manteiga, ovos, chocolate, óleo de coco. Níveis altos desses AG saturados podem levar a problemas cardiovasculares e aumentar o colesterol.

O AG monoinsaturados é encontrado nos óleos de canola e amendoim, azeite de oliva, abacate e nozes. Ajudam a reduzir o LDL (mau colesterol).

Os AG poliinsaturados, são também conhecidos como ácidos graxos essenciais, pois não são produzidos pelo organismo, tendo que ser ingeridos através da alimentação.São eles o ácido graxo linoléico (omega 6) e linolênico (omega 3), o oleico (omega 9) geralmente é produzido por nosso corpo. Eles são encontrados nos óleos de girassol, milho, soja, nos óleos de peixes de água fria (salmão principalmente), oleaginosas como castanhas e amêndoas e também no óleo de prímula.

A prímula (Oenothera biennis) é uma planta nativa da America do Norte, também conhecido como "evening primrose" porque suas flores amarelas desabrocham ao final do dia.

O óleo de prímula é extraído das sementes da planta e possui muitos benefícios para o corpo, entre eles estão:
  • aumenta a resistência da pele aos raios ultravioleta.
  • mantem a hidratação e elasticidade da pele
  • ajuda a melhorar o eczema diminuindo as coceiras, dores articulares 
  • utilizado no tratamento de hiperatividade infantil
  • promove a regulação dos hormônios femininos, sendo útil no tratamento da TPM
  • protege o sistema imunológico de inflamações

Alguns usos tradicionaisalcoolismo, arteriosclerose, artrite reumatóide, asma, cistos no peito, colesterol alto, câncer de mama, colite, eczema, enxaqueca, esclerose múltipla, esquizofrenia, feridas, hiperatividade, hipertensão, ressacas, tensão pré-menstrual (TPM), tosse, úlceras.

Contra Indicações: epilépticos não devem ingerir.

Propriedades Medicinais: adstringente, diurético, laxante, mucilaginosas, sedativo.

Nomes populares: prímula, onográcea e estrela-da-tarde. Na França é conhecida como onagre.

Composição química: Ácido gamalinolênico (GLA), fitosterol, onoterina, taninos, compostos flavônicos, mucilagens, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oléico, beta-sistosterol e citrstadieno.

Curiosidades
A planta é chamada de Prímula-da-Noite porque suas flores abrem à noite e assim elas podem ser polinizadas por insetos notífagos, como é o caso da traça-de-esfinge. O nome de gênero Oenothera é derivado de oines, que significa “vinho”, e thera, que significa “caça”, uma vez que a Prímula foi por muito tempo usada como uma planta para curar ressacas.
Da América do Norte a planta foi levada para a Inglaterra em 1619, onde ficou conhecida como "King’s Cure-all". Seu cultivo expandiu-se pela Europa e Ásia, mas não há cultivo no Brasil. É uma planta herbácea anual ou bianual, de caule robusto, folhas largas e longas, flores grandes e amarelas. O fruto é uma cápsula que contém numerosas sementes.

Prescrição e Posologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...