terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aromaterapia para o Dia a Dia - parte 1

A aromaterapia, através do uso dos óleos essenciais, proporciona além dos aromas que vão atuar no campo emocional, benefícios físicos.

A utilização dos óleos essenciais pode ser muito benéfica para a saúde, desde que haja um conhecimento prévio sobre as propriedades de cada óleo essencial, a dosagem segura, formas de aplicação e precauções.

Mas com algumas orientação é possível fazer uso da aromaterapia e desfrutar de seus deliciosos e surpreendentes resultados.

As receitas a seguir são uma boa ideia para começar a se familiarizar com os óleos essenciais. Experimentem e qualquer dúvida entrem em contato para esclarecimentos.

Tensão
Este é um blend (mistura de óleos essenciais) que deve ser utilizado na água do banho para relaxar a tensão muscular e acalmar a mente.

Em uma colher de sopa de óleo vegetal (semente de uva, amêndoas doce, maracujá, girassol) colocar:
  • 3 gotas de óleo essencial de petitgrain
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 2 gotas de óleo essencial de limão
Encher a banheira e acrescentar os óleos. Permanecer por 15 a 20 minutos, relaxando.  Os efeitos de relaxamento e revitalização são rapidamente notados.

Ansiedade
A tensão emocional pode causar dores de cabeça e rigidez do pescoço.  É possível sentir outros sintomas como palpitações, diarreia e insônia. Uma boa massagem corporal com óleos calmantes e revigorantes ajuda a restaurar o equilíbrio emocional e minimizar os desconfortos desencadeados.

Em 30 ml de óleo vegetal (semente de uva, girassol, amêndoas doce, maracujá) acrescente:
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 3 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 5 gotas de óleo essencial de palmarosa
Faça uma massagem corporal, frente e verso, com movimentos suaves de amassamento e deslizamento. Após a massagem o corpo estará descansado e relaxado, os níveis de adrenalina diminuem e a serotonima é aumentada na corrente sanguínea, proporcionando o relaxamento e sensação de bem estar.

Insônia
Não conseguir dormir bem, geralmente é indicação de estresse. O estresse, leva a tensão, que gera ansiedade e esta desencadeia o processo de insônia. É como aquelas fileiras de dominó que quando uma peça cai vai levando todas as outras.

Uma boa massagem no pescoço e ombros tem efeito relaxante, assim como nos pés. Utilize para isto, 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou creme base acrescidas de:
  • 2 gotas de óleo essencial de manjerona
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
Massageie as regiões alternando movimentos circulares e movimentos de amassamento e deslizamento.

Pingar uma gota de óleo essencial em uma bola de algodão e colocar dentro da fronha do travesseiro também ajuda a relaxar e induzir ao sono mais profundo.

Experimente utilizar a aromaterapia no seu dia a dia e sinta a diferença em sua qualidade de vida!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...