quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Florais - Remédios para a Alma

O inverno já esta acabando e a Primavera vem chegando com todo o seu encanto e beleza. Aqui no hemisfério sul, o Equinócio de Primavera (também conhecido como Ostara no calendário pagão, principalmente Celta) inicia-se dia 21 de setembro e vai até dia 21 de dezembro.

Esta é a época onde as flores florescem e enchem nossos olhos com suas cores e nossos narizes com seus perfumes. Além do aroma e beleza que elas nos proporcionam, as flores também podem nos ajudar e muito nos campos emocional e etéreo (alma) através de sua energia vital.

Quem descobriu isso foi o médico inglês Edward Bach. Desde muito cedo ele já queria ser médico e ingressou nos estudos. Na década de 20 se tornou médico homeopata. Aos 42 anos, Bach começou a atentar-se para as atitudes das pessoas e teve os primeiros insights sobre os temperamentos, o que mais tarde viria a ser os 12 estados mentais.

O primeiro contato com as flores foi quando ele fez um viagem ao País de Gales e se deparou com Impatiens e Mimulus mas, neste momento apenas preparou-as como remédio utilizado na época. A partir daí começou a pesquisar as flores e sua energia vital e percebeu que elas poderiam curar o ser humano.

Descobriu então o que ele chamou de "Os doze curadores" ( Impatiens, Mimulus, Clematis, Agrimony, Chicory, Vervain, Centaury, Cerato, Scleranthus, Water Violet, Gentian e Rock Rose,). Mais tarde, encontrou o 4 auxiiares (Gorse, Oak, Heather e Rock Water) que depois foram acrecidos de mais 3 (Vine, Olive e Wild Oat) formando os 7 Auxiliares finais.

Bach deixou este legado a humanidade e depois dele, vários outros sistemas florais foram surgindo. Hoje encontramos florais de todos os tipos e regiões: Florais da Califórnia, Florais Australianos, Florais de Minas, Florais de Joel Aleixo, Florais do Alaska, Florais do Havai, Florais Filhas de Gaia, Florais Living Austrália, Florais Araretama, Florais do Pacífico, Florais de Saint Germain entre tantos outros.

Todos os sistemas florais são eficazes, o que irá influenciar é a afinidade por um ou outro. O que eu sinto em minhas experiências com os florais é que dependendo da região de onde foram originados, eles carregam a energia daquele local, pois são feitos das plantas e estas absorvem a energia do local onde estão. Por isso, as vezes, uma pessoa pode ter preferência por um determinado sistema e também um sistema floral pode ser mais eficaz do que outro para esta pessoa. Mas isso só se descobre utilizando. Eu particularmente gosto muito do Sistema Floral de Saint Germain, para mim ele teve um efeito mais eficaz do que outros que já tentei mas, todos os outros são de igual eficácia.

Cada sistema floral é composto por um número diferente de essências de acordo com o que seu desenvolvedor pesquisou.

Falarei sobre os Florais de Saint Germain repassando alguns trechos de uma entrevista que Neide deu para o Portal Amazônia em 30/03/2006, confiram:

Então o que são os forais?
Eles foram sintonizados por Neide Margonari  e são extraídos de flores silvestres brasileiras. O que tomamos é o conteúdo energético (sutil) das flores, que é transferido para a água pura e conservado em brandy.

Como são obtidos?
Os florais de Saint Germain  são obtidos das flores silvestres brasileira, sem agrotóxicos, colhidas antes de amanhecer ainda contendo o orvalho e são imediatamente colocadas em recipientes de vidro contendo água de fonte pura e são deixadas sob o calor do sol. Após a água ser filtrada fica nela a essência vibracional da planta.

Como atuam?
São equilibradores e trazem harmonia e equilíbrio entre mente e corpo. Os florais são aplicados individualmente pois não levam em conta a doença física do indivíduo e sim a sua condição emocional e comportamental. Por isso uma mesma doença em diferentes pessoas será tratada com florais diferentes, já que cada indivíduo possui uma carga emocional e comportamentos únicos.
Os florais vão transmutar e remover bloqueios energéticos causados por estados negativos da personalidade. Vão possibilitar ao indivíduo tornar-se mais feliz, mais consciente de si mesmo, mais maduro e responsável.

Quais são os benefícios da terapia floral?
São muitos. Os florais ajudam o indivíduo a se reequilibrar, desenvolvendo atitudes saudáveis. A doença é uma consequência dos conflitos entre corpo, mente e espírito. Os 7 piores defeitos humanos de acordo com Neide são:

  • orgulho (humildade), 
  • crueldade (amor e compaixão), 
  • ódio (amor incondicional), 
  • egoísmo e ignorância (conhecimento), 
  • instabilidade (conhecimento da divindade sobre si mesmo), 
  • cobiça (respeito a liberdade do outro, doação).
Os florais vão exaltar as virtudes que se opõe aos defeitos e assim a pessoa toma consciência e tem uma oportunidade de transformar seus defeitos e crises em aprendizado e evolução. É uma transformação de dentro para fora. E como toda mudança interna, leva tempo e para ter um efeito bem positivo necessita ser analisada periodicamente para que as essências se ajustem ao momento da pessoa. Isso fará com que ela se fortaleça, resgatando a serenidade e energia para curar corpo, mente e espírito.

É preciso acreditar nos florais para que eles façam efeito?
Neide diz que não. Os florais atuam independentemente de crenças ou religiões. São "remédios" vibracionais naturais que tem como objetivo auxiliar o indivíduo a se curar. No entanto eu acredito que, quando nós acreditamos naquilo em que buscamos, pela força do pensamento positivo e pelo direcionamento de energia para a cura, obtemos um efeito muito melhor e até mais rápido. Então acho eu que, acreditar nas terapias complementares em geral, por si só já desencadeia reações de mudança interna que vão rapidamente transparecer fisicamente. Além de que hoje, muitas das terapias estão sendo cientificamente comprovadas como tendo realmente efeito positivo sobre o individuo.

Como usar?
Os florais não possuem contra-indicações nem interações com remédios alopatas e homeopatas; e por serem essências naturais podem ser tomados por qualquer pessoa de qualquer idade e até mesmo por animais e plantas.

Pode ser:
  • tomado via oral: 4 gotas 4 vezes ao dia.
  • pingada uma gota nos pulsos e têmporas.
  • pingada 4 gotas na água do banho.
  • borrifado no ambiente quando adicionado em um spray.
  • colocada na água dos animais e borrifado nas plantas.
Os florais de Saint Germain são compostos por 83 essências, possuem fórmulas prontas também para animais. Sobre cada essência floral falarei em posts posteriores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...