terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fichas Técnicas: Calêndula, Camomila e Confrei

Calêndula
Calendula officinalis

Planta nativa da Europa e da Ásia, tem sido reconhecida como medicamento desde a época do Império Romano, para o tratamento de problemas digestivos e infecções. Existem 20 espécies deste gênero, ambas as folhes e folhas das calêndulas conhecidas cientificamente por Calendula officinalis e Calendula arvensis  usadas medicinalmente. Hoje ela é um dos remédios naturais que não podem faltar na caixinha de primeiros socorros.

Partes usadas: flores.
Componentes químicos: flavonóides, óleos voláteis, terpenóides (lupeol), taraxerol, saponinas, polissacarídeos, princípios amargos, resina, mucilagem e betacaroteno.
Ações: antisséptica, anti-inflamatória, diaforética, tônica, digestiva, antitumoral, antiviral, estrogênica.
Usos etnomedicinais e posologia: travesseiro de calêndula é indicado para reduzir ansiedade, tensão e estresse. Unguentos ou pomadas para varizes e úlceras podem ter uma concentração de 8 a 15% de extrato de calêndula. Compressas usando tintura alcoólica chegam a 90%. Banhos requerem 50g por litro de água.
Interações medicamentosas: o extrato de calêndula tem efeito sedativo e exerce um papel sinergístico, aumentando ainda mais o efeito sedativo quando tomado junto com barbitúricos.
Digestão: reduz inflamação na gastrite e úlceras, estimula o fígado e vesícula biliar, combate infecções amebianas e de vermes, melhora a digestão e absorção.
Circulação: melhora retorno venoso, estimula a circulação ajudando a eliminar toxinas.
Sistema musculoesquelético: anti-inflamatória nos processos de reumatismo, artrite e gota.
Sistema imunológico: imunoestimulante, atividade antiviral combatendo gripe e herpes.
Sistema urinário: diurético.
Sistema reprodutor: equilibra hormônios, regula o ciclo menstrual, atenua os sintomas de TPM e menopausa, estimula as contrações durante o parto.
Externamente: estanca sangramentos, previne infecções, acelera a cicatrização.
Advertência: evitar durante a gestação.
Também encontrada na forma de óleo vegetal e hidrolatos.

Camomila
Chamomilla matricaria

A camomila alemã é nativa da Europa e norte da Ásia, já a camomila romana é nativa da Europa. Ambas são conhecidas por seus efeitos sedativos.
A camomila é uma das mais antigas das ervas inglesas conhecidas. Ela significa "paciência na adversidade". Diz-se que ela é governada pelo sol pois ela curava febres.  Ao longo da história foi passado que ela é o médico do reino vegetal, pois ela cura outros arbustos plantados a sua volta.

Parte usada: flores.
Componentes químicos: óleos voláteis (incluindo carmazuleno e bisabolol), flavonóides, cumarinas, ácidos graxos, colina, taninos.
Ações: anti-inflamatória, antiespasmódica, digestiva, diurética, emenagogo.
Usos etnomedicinais e posologia: o óleo essencial de camomila é usado diluído em óleo vegetal para tratar rachaduras de pele sensíveis e secas. Em cremes e pomadas tem sido usada nos casos de eczema, úlcera da perna, dermatite e outras afecções dérmicas. O chá é utilizado para insônia, digestivo e reconstituinte da flora bacteriana. O travesseiro de camomila é indicado para acessos de raiva (em crianças), hipersensibilidade, histeria e irritabilidade.
Interações medicamentosas: a camomila tem princípios que causam interferência na absorção do ferro quando este é administrado em forma de suplemento.
Digestão: alivia espasmos, cólicas, gases, indigestão, azia e acidez. O bisabolol acelera a cicatrização de úlceras.
Mental e Emocional: reduz ansiedade e tensão. Excelente relaxante para bebês e crianças, facilita o sono, alivia dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia.
Sistema respiratório: sob a forma de chá quente, ameniza os sintomas da gripe, febres e infecções. Reduz a constrição dos brônquios nas crises de asma.
Sistema imunológico: estimula imunidade, reduz inflamação, atividade contra bactéria (Staphylococcus aureus), e fungos (candidíase).
Sistema urinário: diurético.
Sistema reprodutor: reduz sintomas da TPM. Diminui mal-estar e náuseas durante a gestação, facilita as contrações e alivia a dor do parto. Atenua mastite.
Externamente: acelera a cicatrização de feridas, queimaduras, e desordens cutâneas. Usada como antisséptico para lavar os olhos nos casos de conjuntivite. Usada em banhos de assento para tratar cistite.
Advertência: pode causar dermatite de contato.
Também encontrada na forma de óleo essencial e hidrolatos. OBS: o óleo essencial não deve ser utilizado nos primeiros 3 meses de gestação.

Confrei
Symphytum officinale

É nativo da Europa e do oeste da Ásia. É valorizado por suas propriedades de cicatrizar feridas, úlceras e fraturas ósseas.

Partes usadas: raízes (somente uso externo) e folhas.
Componentes químicos: mucilagem, gomas, taninos, alantoína, inulina, resina, ácido rosmarínico, óleo essencial, triterpenos, vitamina B12 e zinco.
Ações: emoliente, hemostático, vulnerária, expectorante, anti-inflamatória, adstringente.
Usos etnomedicinais e posologia: o óleo macerado é usado a noite e pela manhã para massagear articulações doloridas devido à artrite, também recomendado para ferimentos e hematomas. A pomada é aplicada em cortes, arranhões e pele irritada. Também é útil para tratar psoríase, acne e furúnculo. Faça purê com as folhas e coloque sobre fraturas leves e pequenas, que não levam gesso. Uma pasta feita com a raiz em pó e um pouco de água pode ser usada em varizes com úlcera, abcessos com sangramento e feridas persistentes.
Digestão: a mucilagem suaviza a irritação e a inflamação. Os taninos estancam sangramentos e protegem da inflamação e infecção.
Sistema respiratório: a mucilagem acalma a irritação,  alivia dor de garganta, laringite, amigdalite, bronquite, asma. O ácido rosmarínico reduz as lesões pulmonares microvasculares.
Sistema musculoesquelético: a alantoína estimula a produção de células responsáveis pela formação do colágeno, tecido conjuntivo, cartilagens e ossos, acelerando o processo de restauração das lesões. O ácido rosmarinico reduz a dor e o inchaço de artrite, tendinite, síndrome do túnel do carpo, gota, entorses e estiramentos.
Sistema urinário: alivia cistite.
Externamente: promove cicatrização de feridas. Suaviza e rejuvenesce a pele seca com lesões, cicatrizes e rugas.
Advertência: não utilizar as raízes internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...