terça-feira, 23 de julho de 2013

Creme Brulée de Lavanda

Que tal preparar uma sobremesa diferente?

O creme brulée é uma das sobremesas mais famosas na França. É um creme leve, com toque de baunilha e uma casquinha crocante de açúcar por cima.

 Para inovar, esta receita, infusa com sabor de lavanda dá um toque especial e  refrescante ao creme clássico.

Nesta receita o creme é cozido em banho maria e o erro mais comum que as pessoas cometem é não colocar água suficiente para cobrir as tigelas até a altura onde o creme esta dentro, para protegê-lo do calor.

Serve de 4 a 5 porções dependendo do tamanho da tigela usada.

Ingredientes:

- 2 xícaras de creme de leite
- 1/2 colher de sopa de flores de lavanda secas
- 1 colher de essência de baunilha
- 4 gemas
- 1/4 de xícara de açúcar granulado (cristal)
- açúcar extra para cobrir

Modo de Preparo

1. Pré aqueça o forno em 150°C. Unte com manteiga (+-170g) as tigelas e coloque-as em uma assadeira de vidro com um camada de papel ou guardanapo de cozinha no fundo para que as tigelas não escorreguem. Pode usar uma forma de silicone.

2. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o creme de leite e as flores de lavanda até ferver.
Retire do fogo, adicione a baunilha e deixe as flores infusas no creme por mais 5 minutos. Coe o creme em uma peneira para remover as flores.

3. Em um recipiente separado, bata juntos as gemas e o açúcar, Lentamente despeje o creme quente sobre a mistura de gemas e açúcar, mexendo continuamente.

4. Coloque a água do banho maria para ferver no fogão e lentamente despeje a água quente na assadeira até que chegue na metade das tigelas de creme.

5. Asse por 45 minutos ou até que o creme das bordas esteja firme e o centro ainda mole. O tempo de cozimento depende do tamanho das tigelas que você usar mas, comece a verificar depois de 30 minutos e ai cheque regularmente. Quando o creme do centro estiver pronto e balançar um pouco quando você sacudir remova do forno.

6. Deixe as tigelas o banho maria até esfriar. Então remova as tigelas e leve a geladeira por 2 horas. Consuma em 3 dias.

7. Quando estiver pronto para servir, salpique aproximadamente duas colheres de açúcar sobre cada creme brulée. Chacoalhe gentilmente para espalhar o açúcar. Para resultados melhores, use um pequeno maçarico para derreter o açúcar. Segure a tocha a 10 centímetros do açúcar mantendo um movimento lento e uniforme. Para de queimar antes que o grau de cozimento seja atingido, já que o açúcar continuará a cozinhar por alguns segundos depois que a chama for removida. Se você não tiver um maçarico, coloque o creme a 15 centímetros abaixo da grelha do fogão por 4 a 6 minutos ou até o açúcar borbulhar e dourar.

Fonte: http://www.motherearthliving.com/cooking-methods/lavender-creme-brulee-recipe-ze0z1204zsch.aspx#axzz2YVmjtbgJ

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...