quinta-feira, 18 de abril de 2013

Óleos Essenciais amenizam os sintomas de Gripes e Resfriados

É, o friozinho vem chegando e com ele aqueles probleminhas desagradáveis como: congestão nasal, dores de garganta, dores de cabeça e tosses, sintomas típicos de gripes e resfriados.

É bem difícil passar por esta época sem pegar nenhuma gripe mas, com alguns óleos essenciais podemos amenizar os sintomas.

A aromaterapia, como terapia complementar, NÃO cura a doença e NÃO substitui o acompanhamento médico, porém pode sim trazer o alívio e melhora para os desconfortos dessas duas doenças tão frequentes.

Achei este quadro com as diferenças entre elas:

                                Fonte: unimedvivasaude.com.br

Existem alguns óleos essenciais que tem como propriedades estimular a imunidade, abrir as vias respiratórias, diminuir as crises de tosse e até baixar a febre. Confira-os abaixo:

Eucalipto glóbulus: composto principalmente pelo monoterpeno eucaliptol  ou 1,8 cineol (71%), que lhe confere um aroma canforado e é muito útil nos tratamentos de bronquites, sinusite, rinite crônica e asma. Controla a hipersecreção, relaxa a musculatura dos brônquios o que alivia a tosse, chiados, apertos no peito e falta de ar. Também ajuda a baixar a febre por ser febrífugo.
ADVERTÊNCIA: por conter em sua composição o composto cineol, deve ser usado extra diluído em
bebês (0,5%) pois é forte e pode fechar os alvéolos pulmonares.

Hortelã-pimenta: composto principalmente de mentol, tem como propriedades ser analgésico, anti-inflamatório, antiespasmódico, anti-viral, descongestionante, expectorante, antitérmico, vasoconstritor. Muito útil para congestão nasal e sinusites.
ADVERTÊNCIA: não deve ser usado junto com medicamentos homeopáticos.

Tomilho: tem como principal componente o timol que é um fenol o que confere as propriedades de ser bactericida, viricida, altamente estimulante exercendo um efeito anti-asmático forte, pois dilata os brônquios, tem efeito antiespasmódico na musculatura lisa e é imunoestimulante. Recomendado para afonia e dores de garganta.

Limão: composto principalmente de d-limoneno (65%), é antimicrobiano, antiespasmódico, bactericida, carminativo, antitérmico, hemostático, rubefaciente, tonificante e estimula a produção de glóbulus brancos no sangue (leucócitos).

Gengibre: composto de gingerina, zingibereno, pineno, canfeno entre outros. É analgésico, antiespasmódico, bactericida, carminativo, expectorante, antitérmico, rubefaciente. Bom para catarros, tosse, dor de garganta e amidalite. Também ajuda a baixar a febre por aumentar a sudorese corporal.

OBSERVAÇÃO: é comprovado que alguns óleos essenciais, principalemnte aqueles que contém cânfora ou mentol em sua composição não devem ser utilizados junto com tratamentos homeopáticos, pois estes componentes anulam os efeitos dos remédios homeopáticos. No entanto, a não ser que se tenha um conhecimento muito bem detalhado da composição química de cada óleo essencial eu recomendo NÃO utilizar NENHUM óleo junto com o tratamento homeopático. Sendo assim, se estiver fazendo um tratamento homeopático espere ele terminar para utilizar os óleos essenciais e vice-versa.  E SEMPRE informe ao seu terapeuta se estiver fazendo um tratamento homeopático e ao médico homeopata se estiver utilizando óleos essenciais. Assim evitam-se problemas maiores.

Como Utilizá-los

Umidificador de Ar:

Colocar água conforme indicação do fabricante e pingar;

DOSAGEM BEBÊS E CRIANÇAS:  1 gota de óleo essencial de:  eucalipto glóbulus, hortelã-pimenta, tomilho e limão.
Eu costumo colocar o aparelho bem próximo a cama ou ao berço e ligar 30 minutos antes de deitar para inalar, pois assim os óleos já foram difundidos pelo ambiente. Ficar na fumacinha de água por uns 15 a 20 minutos e repetir este processo 3 vezes ao dia. Existem no mercado uns umidificadores muito fofos para crianças como este da vaquinha!

DOSAGEM ADULTOS: 2 gotas de cada óleo essencial. O resto proceder igual.

Inalação:

Aqui a inalação pode ser feita tanto no aparelho inalador quanto com uma bacia de água quente.
INALADOR:  basta colocar água ou soro fisiológico e acrescentar:

BEBÊS E CRIANÇAS: 1 gota de óleo essencial de eucalipto glóbulus. Fazer a inalação por 5 a 10 minutos.

ADULTOS :pingar 1 gota de óleo essencial de eucalipto glóbulus + 1 gota de hortelã-pimenta, fazer a inalação por 5 a 10 minutos.

BACIA COM ÁGUA: encha uma bacia com água bem quente e acrescente a mesma dosagem citada acima para bebês e adultos. Coloque o rosto bem próximo a bacia e cubra a cabeça com uma toalha seca. Permaneça por uns 3 minutos. Pode fazer esta inalação pelo menos 2 vezes ao dia.


Gel (tipo vick):

ADULTOS:  use 1 colher de sobremesa de gel aloe vera e pingue 1 gota de óleo essencial de eucalipto globulus, 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e 1 gota de óleo essencial de tomilho. Passe no peito e nas costas e se agasalhe bem.

BEBÊS E CRIANÇAS:  utilize 1 colher de chá de gel e apenas 1 gota dos mesmos óleos citados acima. Passe no peito e nas costas pelo menos 2 vezes por dia.

Compressas para dores de garganta:

ADULTOS/BEBÊS E CRIANÇAS: utilize pedaços de panos de algodão limpos ou gaze ou ataduras. Coloque água morna em um recipiente e pingue 2 gotas de óleo essencial de gengibre. Umedeça o pano nesta água, torça e coloque sobre a garganta. Deixe até que comece a ficar frio. Retire, umedeça novamente e aplique novamente. Faça o processo 3 vezes.

Compressas para febres:

ADULTOS/BEBÊS E CRIANÇAS: proceda da mesma forma com os panos, como acima, porém pingue na água 1 gota de óleo essencial de gengibre e 1 gota de óleo essencial de eucalipto globulus.
Para adultos o óleo essencial de limão (1 gota) também poderia ser usado, desde que a pessoa não seja exposta a luz intensa por um período de 12 horas após a aplicação, pois ele é fotossensibilizante e pode causar manchas na pele.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...