quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aromatizadores Naturais para Ambientes

Casa perfumada é tudo de bom né? Para mim os melhores aromas são aqueles que me lembram algum momento da minha vida. Aromas de laranja, tangerinas, baunilha, hortelã, canela, manjericão. Hummmm todos maravilhosos e você pode utilizar no seu aromatizador natural.

Estava fuçando na internet e achei neste site esses aromatizadores naturais incríveis. O site chama The Yummy Life e é escrito pela Monica Matheny. Ela publica várias coisas interessantes. Aos poucos vou traduzindo e postando para vocês.


Então vamos lá.....não traduzi tudo, tudo porque é muita coisa....então quem quiser ler na íntegra o link é este: http://www.theyummylife.com/Natural_Room_Scents . Mas colocarei aqui as partes principais.


Aromatize sua casa com água fervida infusa com especiarias, ervas e frutas.

Ingredientes: 
Os ingredientes são fáceis de achar nos supermercados, o que torna as receitas simples de serem feitas.

- cítricos: ela tentou com outras frutas porém algumas cheiravam bem no inicio mas não duravam para utilizar mais de uma vez. Os cítricos são mais resistentes, duram mais e dão o cheiro refrescante desta receita. Limões e laranjas são particularmente as fragrâncias que tem o melhor poder de aromatizar a água.

- ervas: qualquer erva pode ser usada para fazer o aromatizador mas, tem umas que são mais resistentes e os ramos amadeirados são melhores. Os favoritos são alecrim e tomilho.

- pinho (pinheiro) ou ramos de cedro: pode haver outras árvores para se trabalhar porém o pinheiro e o cedro foram os escolhidos devido o seu aroma fresco e atraente.

- extratos: um toque de baunilha ou extrato de amêndoas, melhora a fragrância dos aromatizadores de quarto. O extrato de menta tem um aroma muito refrescante. Também pode ser usada a fava de baunilha inteira ao invés do extrato de baunilha. É cara mas o aroma é incrível.

- especiarias: você pode usar sedimentos ou especiarias inteiras.  As especiarias inteiras ficam mais bonitas se o seu aromatizador for ficar em um local visível. Os bastões de canela e os cravos inteiros tem um aroma mais penetrante.  Os bastões de canela podem ser secos e reutilizados várias vezes.

Procedimento Geral:

Misturar os ingredientes com 2 xícaras de água em uma jarra, recipiente ou panela e aquecer. No final seguem algumas formas de aquecimento.

Receitas

Aroma #1: laranja, canela e cravo (pimenta da jamaica e anis são opcionais). Este aroma fica melhor nas salas e pode ser reutilizado por vários dias.


Aroma #2:  limão, alecrim e baunilha. Aroma fresco encantador.


Aroma #3: limão, tomilho, hortelã e extrato de baunilha. Aroma bastante fresco.


Aroma #4: laranja, gengibre (fresco ou em pó) e extrato de amêndoas. Este é um aroma deliciosamente doce.


Aroma #5: pinho (pinheiro), cedro (ou outra folha aromática), folhas de louro e noz-moscada. Se utilizar anoz-moscada inteira, use um ralador para ralar a parte externa (casca), isso fará com que o aroma se desprenda. Para enfeitar coloque noz-moscada inteira junto com as raladas.

Armazenamento:

- Geladeira:  Os frascos crus (aqueles que foram montados porém ainda não foram aquecidos) podem ser armazenados na geladeira por 1 a 2 semanas. Coloque os ingredientes e também a água num frasco limpo e tampe bem. Armazene na geladeira.

- Freezer: podem ser congelados com ou sem água por 1 mês ou até mais. Basta colocar os ingredientes junto com a água em um frasco próprio para ir ao congelador.

Aquecimento:


- Fogão: este é o método onde o aroma é liberado com mais intensidade e rapidez. É bem simples, basta colocar todos os ingredientes numa panela, levar ao fogo e deixar ferver. A desvantagem deste método é ter de ficar de olho no nível de água, pois se ela secar os ingredientes queimam e o aroma vai ficar horrível, fora o gasto com o gás.

- Rechaud, fondue, aquecedor elétrico de mesa para xícaras ou panelas e mini panelas elétricas para aquecer água: (estes três últimos são comuns nos Estados Unidos e custam muito barato, em torno de $11 a 20 dólares). Para todos basta colocar os ingredientes com água e acender a vela ou ligar na tomada. Como são menores, logicamente o nível de calor é menor, cabe menos água e o aroma exalado é muito sutil. Estes métodos são bons para aromatizar pequenos espaços por um tempo relativamente curto, na verdade enquanto a vela durar ou até a água secar. Uma dica para que o aroma se disperse um pouco mais rápido nestes métodos, é ferver a água antes de colocá-los no aquecedor final.














Importante: em qualquer destes métodos a água por evaporar uma hora acaba, então para não interromper a difusão do aroma,  ao repor a água ela deve estar quente. Se repor com água fria ou mesmo na temperatura ambiente isso vai resfriar o recipiente e interromper a difusão do aroma, pois o aroma só é liberado com o calor. Quanto mais calor mais o aroma dispersa.

Reutilização:

Os aromatizadores podem ser reutilizados de 2 a 3 vezes. Conforme for aquecendo a água vai ficando turva e os ingredientes perdem sua cor viva. Mesmo ficando meio feinhos o aroma ainda é bom. Após aquecer o aromatizador, guarde em um frasco com tampa e leve a geladeira, entre um uso e outro. Quando quiser utilizar novamente abra o frasco, se estiver cheirando bem aqueça novamente e vá adicionando mais água conforme necessário.

 Algumas dicas:

Guarde as cascas de laranjas e limões, quando sobrarem de alguma refeição. Congele-as em saquinhos.
Você também pode congelar ervas que sobram na cozinha, frutas, enfim......o que quiser.
As especiarias vencidas também podem ser utilizadas para fazer os aromatizadores.
Use a criatividade e monte seus aromatizadores naturais personalizados. Vá experimentando as várias possibilidades e teste para ver qual o aroma fica mais agradável, durável e gostoso.



14 comentários:

  1. Eu vi essa postagem lá no The Yummi Life!!!

    Adorei seu blog. Aliás, ele se parece um pouco com o meu... :-)

    ResponderExcluir
  2. OLÁ TATHIANA!!!

    ESTOU PENSANDO EM FAZER AROMATIZADORES COMO LEMBRANCINHA NO MEU CASAMENTO E ADOREI AS DICAS, SÓ FIQUEI COM UMA DÚVIDA, QUANTO A DURAÇÃO DO CHEIRO, ELE PERMANECE POR QUANTO TEMPO????? POIS QUERIA UM QUE DURASSE BASTANTE TEMPO, VOCÊ SABE SE POSSO USAR ESSES INGREDIENTES COM ALCOOL DE CEREAL????
    OBRIGADA

    TATIANA

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiana, adorei o post!
    Vc sabe recomendar como fazer de lavanda?
    Tenho lavandas no quintal e queria usá-las!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kika, você pode colhê-las e fazer como nos exemplos acima. É tudo o mesmo processo, só mudam os ingredientes. Bjos

      Excluir
  4. Amei. Muito obrigada por traduzir e compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  5. Adorei... Vou fazer amanhã mesmo !!!! Muito obrigada de coração

    ResponderExcluir
  6. Adorei tudo. Tem algum que espanta os pernilongos?

    ResponderExcluir
  7. Excelente dicas...amei . É só usar a criatividade e usar coisas que as vezes vai para o lixo e que pode virar um luxo perfumado. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. O aromatizador de cítricos pode colocar álcool para durar mais.

    ResponderExcluir
  9. Amei tudo!! Ideias, fotos, aromas!! Novas energias na vida!!! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Interessada em fazer aromatizante em casa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...