domingo, 17 de março de 2013

Do Jardim para a Mesa: Flores Comestíveis

As flores têm o papel principal de enfeitar e encher nossos olhos de beleza. Lindas e coloridas, deixam o ambiente mais alegre e vivo.

Porém além de enfeitar elas também podem fazer parte dos pratos da cozinha!!! Sim, existem muitas flores que podem ser consumidas como alimentos em diferentes preparações. São empregadas de diversas formas em bolos, doces, geleias, picles, saladas, pães, biscoitos, sorvetes, molhos, vinagres, azeites, gelos decorados,enfim.....

As flores são utilizadas na culinária desde a Idade Média. A calêndula, que é originária do centro e sul da Europa e da Asia, foi muito utilizada como corante para caldos, queijos e manteigas. As pétalas de rosas eram usadas em infusões e conservas. Hoje também são utilizadas em sobremesas e pratos fritos como o tempurá de rosas. Outras flores como a begônia, alfazema, gerânio também são empregados na culinária conforme a criatividade do cozinheiro.

Nem todas as espécies têm o mesmo sabor. Existem flores que possuem sabor levemente picante, outras levemente adocicadas e outras não possuem sabor nenhum. Deborah Gaiotto, proprietária e produtora de flores comestíveis na Fazenda Maria, conta em entrevista para a revista Bons Fluidos, que a flor de  Jambu proporciona, logo que mastigada, uma sensação de dormência e formigamento para em seguida salgar o paladar.

Porém é necessário tomar algumas precauções e não utilizar flores de beira de estrada ou de procedência duvidosa, pois podem estar contaminadas com agrotóxicos ou outras substâncias nocivas ao organismo e muitas delas são tóxicas. Hoje já existem produtores e fornecedores especializados em flores comestíveis e elas podem ser encontradas em supermercados, lojas de produtos naturais e casas especializadas.

As flores comestíveis também podem ser cultivadas em pequenas quantidades em casa, em uma hortinha ou vasinhos na beira da janela na cozinha.  Uma boa sugestão é o amor-perfeito, nativo da Europa e Ásia Ocidental, vai bem no sol é resistente e dá um toque especial em saladas de frutas, além de ter propriedades diuréticas.

Nutricionalmente cada 100 gramas de flores comestíveis tem em média 40 calorias e também são ricas em vitaminas e flavonóides que combatem os radicais livres, envelhecimento e até algumas doenças degenerativas.
Depois de colhidas ou compradas "in natura", devem ser bem lavadas, secas e armazenadas em sacos plásticos fechados com um papel toalha ao fundo. Duram em média de 7 a 10 dias na geladeira, prontas para o consumo.
Quando for consumir, os estames e pistilos (miolo) e as partes brancas da base devem ser retirados pois amargam a boca quando mastigados.

Abaixo segue algumas flores comestíveis dentre tantas opções:





Amor - Perfeito (Viola wittrockiana)
Tem diversas cores e são levemente amargas.










Borago (Borago officinalis)
De coloração azul, possui sabor adocicado e é utilizado em saladas e doces. Possui uma quantidade de vitamina C considerável.










Brinco-de-Princesa (Fuchsia hybrida)
Possui flores vistosas e de sabor levemente ácido. Muito utilizada em massas e saladas.









Calêndula (Calendula officinalis)
Como já mencionado anteriormente, é muito empregada em queijos, caldos. Também é empregada em arroz, peixes, omeletes...as vezes substituindo o açafrão. Contém carotenóides que ajudam a combater o câncer e óleos essenciais.







Capuchinha (Tropaeolum majos)
Possui sabor levemente apimentado e é utilizada em saladas, massas e decoração de pratos.







Primavera (Bougainvillea glabra)
Muito usada em bebidas. Fica ótima em chás adoçados com mel.






Rosas (Rosa chinensis)
Todas são comestíveis e as perfumadas são mais saborosas. Com as pétalas pode-se fazer geléias, manteigas, cremes. Os botões são ótimos para picles e o xarope de rosas fica bom em bebidas e caldas para panquecas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...