quinta-feira, 28 de junho de 2012

Problemas Femininos: Vaginites

Vaginites são problemas comuns a todas as mulheres. São infecções chatinhas que fazem parte do nosso adorável mundo feminino.

Nem sempre as vaginites ocorrem por transmissão sexual.  Existem dois tipos de vaginites: as infecciosas e as não infecciosas. As infecciosas são causadas por microorganismos enquanto as não infecciosas são causadas por agentes externos como produtos de higiene intima, sabonetes, absorventes, fatores psicológicos.

Existem também as vulvovaginites. A vulvovaginite é a inflamação da pele que recobre a vagina e a vaginite é a inflamação dos tecidos da vagina. As vaginites podem atingir mulheres de todas as idades. Dados mostram que 90% das vaginites são infecciosas e atingem principalmente mulheres na fase reprodutiva, os 10% restantes são não infecciosas e atingem crianças e idosas.



Das vaginites infecciosas os três principais tipos são: vaginose bacteriana, candidíase e tricomoníase.

Geralmente são infecções simples de serem tratadas, mas que podem acarretar em problemas mais graves como complicações em gestação e partos, esterilidade...enfim....devem ser tratadas sempre que aparecerem.

Os agentes infeciciosos mais comuns são:

- Tricomonas vaginalles: é um protozoário flagelado, adquirido geralmente por transmissão sexual. Causa um corrimento vaginal espumoso e mal cheiroso.

- Candida allbicans: é um fungo, existe no trato intestinal e é adquirido por má higiene e transmissão sexual. Causa um corrimento espesso e esbranquiçado.

- Gardnerella vaginallis: é uma bactéria comum na floral vaginal sadia. Ela mantém o equilibrio e a saúde da vagina porém,quando há baixa da imunidade, alterações hormonais e estresse, ela se prolifera exageradamente e causa corrimento amarelado ou acinzentado, coceira, odor desagradável e dor durante as relações sexuais.

Para cada uma dessas vaginites existe um tratamento alopático específico, que em geral se resume ao uso de  antibióticos  via oral e uso de pomadas vaginais. Lembro que é sempre bom consultar seu ginecologista para fazer uma avaliação correta do problema e se necessário realizar exames para saber extamente o tipo de agente infeccioso que esta presente.

Também é importante ressaltar que alguns corrimentos, como o corrimento leitoso é normal em todas as mulheres de todas as idades e mulheres gestantes estão muito mais suscetíveis as vaginites devido alterações hormonais e de ph vaginal.

Um tratamento natural para as vaginites mais simples e em sua fase inicial é o uso de uma pomada antibactericida aromaterápica.

Receita de Pomada Vaginal Natural

- 30g de creme base (pomada vegetal)
- 1 colher de sopa de óleo vegetal de copaíba
- 20 gotas de óleo essencial de tea tree
- 05 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta
- 2 cápsulas de vitamina E

Misturar todos os ingredientes em um potinho plástico não transparente. Colocar uma etiqueta com a data de fabricação e validade de 6 meses.

Modo de usar:

Aplicar na vagina 2 vezes ao dia, por 7 dias. Pode ser passado com o dedo ou usar aqueles aplicadores descartáveis.
Se utilizar o dedo nunca passar na vagina e recolocar no pote, isso contamina a pomada ok. É bom ter uma espátula pra pegar a pomada, assim evita a contaminação.

OBS: Mulheres grávidas não podem fazer uso dessa pomada antes do terceiro mês e a partir do segundo trimestre formular a pomada como na receita acima porém,  aplicar apenas uma vez ao dia, durante 7 dias.
O ideal é que a aplicação seja feita logo após o banho.


Na dúvida sempre procure um bom ginecologista para verificar a sua situação e no caso dos tratamentos naturais procure um Terapeuta qualificado para fazer as orientações ok.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...