quinta-feira, 7 de junho de 2012

Manteigas Vegetais: muito além da geladeira!!

Com a chegada do inverno, nossas peles sofrem muito mais agressões. Frio, vento, banho muito quente...tudo isso faz com a pele fique ressecada, sem brilho.
Por isso devemos ter uma atenção especial com os cuidados com a pele neste período.
Existem várias formas de tratarmos e cuidarmos dela, deixando-a sempre macia, hidratada e perfumada!

Podemos utilizar óleos vegetais e essenciais e sim, MANTEIGAS!!!!

Ao contrário do que muita gente possa imaginar as manteigas vegetais vão muito além daquelas que encontramos em nossas geladeiras.

As pesquisas na área da cosmetologia e dermatologia, estão avançando cada vez mais e ultimamente têm redescoberto o poder nutritivo e hidratante das manteigas vegetais. Elas são excelentes para serem incorporadas a cosméticos como hidratantes, sabonetes artesanais, shampoos, condicionadores, mascaras capilares, tratamentos estéticos corporais e faciais, por possuírem ótimas propriedades regenerativas, hidratantes e emolientes.

Geralmente são extraídas das sementes e de plantas e frutas. Protegem a pele contra perda excessiva de líquidos, reforçam a estrutura dos tecidos ajudam a cicatrizar peles rachadas e restabelecer o tônus das peles ressecadas e sem vida.

Boa parte das manteigas encontradas no mercado são de origem brasileira mesmo. Algumas são mais conhecidas e outras nem tanto. Vou passar um pouquinho das propriedades de cada uma delas.

As mais conhecidas certamente são as manteigas de cacau, cupuaçu e karité. Mas além dessas temos também as de aloe e vera, manga, muru muru, oliva, tucumã, ucuúba, semente de uva, andiroba, buriti, casca de laranja, anidra.

MANTEIGA DE CACAU

É extraída da massa do cacau durante o processo de produção do chocolate. Tem como principais constituintes o ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico. É uma manteiga muito estável e de textura emoliente e rica em antioxidantes. Tem uma absorção rápida pela pele, porém não é muito indicada para ser adicionada em produtos para cabelos, pois devido a seu alto grau de emoliência pode deixar os fios oleosos. Mas é excelente para ser adicionada a hidratantes corporais, sabonetes artesanais, perfumes sólidos e batons.

MANTEIGA DE CUPUAÇÚ

É extraído das sementes do cupuaçú. É rica em fitoesteróis, beta-sitosterol, estigmasterol e campesterol.  Muito hidratante, emoliente e condicionadora é usada como protetora para cabelos e pele em hidratantes faciais e corporais, cremes de massagem, óleos de banho, condicionadores, emulsões e cremes pós barba, protetores solares, batons, desodorantes.
Indicada para peles secas devolve maciez e brilho, recupera a umidade e elasticidade natural da pele.

MANTEIGA DE KARITÉ

Originária da Africa, é muito usada na área cosmética principalmente em formulações de produtos infantis, anti-idade, para região dos olhos, peles secas e sensíveis, protetores solares, labiais, shampoos e condicionadores para cabelos secos e sem brilho.
Composta por ácidos graxos como ácido oleico, ácido esteárico, ácido palmítico e linoleico. Também possui uma fração insaponificável composta de tocoferóis, triterpenos, esteróides e hidrocarbonetos. Além de tudo isso ainda possui o ácido cinâmico que atua como protetor solar naturalprotegendo a pele contra a radiação UV.

MANTEIGA DE ALOE VERA

Resulta da combinação do extrato oleoso de aloe vera com óleos vegetais hidrogenados. Derrete em contato com a pele e tem alto poder de hidratação para peles e labios.

MANTEIGA DE MANGA

É uma manteiga leve extraída do caroço da manga. Tem um toque emoliente e rica em ácido esteárico e oleico. Ótima para formulações faciais e corporais pois possui rápida absorção.
Apresenta propriedades cicatrizantes, utilizada em fissuras labiais, hidratantes para mãos e pés e peles ressecadas em geral.



MANTEIGA DE MURU-MURU

Obtida do fruto brasileiro do Murumuru, recupera o brilho de peles e cabelos ressecados. Muito hidratante e emoliente, forma um filme protetor onde é aplicada prevenindo o ressecamento. Bastante utilizada cremes loções, e linha hair care.



MANTEIGA DE OLIVA

Rica em vitaminas A, D, E,K possui antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento da pele. Utilizada também como anti-rugas, têm propriedades calmante, regeneradora da pele, da brilho aos cabelos e é ótima para massagens e banhos.  Na antiguidade era considerada simbolo da imortalidade.

MANTEIGA DE TUCUMÃ

Obtida das sementes e fruta da palmeira de tucuma, é presente na região Amazônica.Sua nata é utilizada nas preparações de geléias, doces e vinho. Tem propriedades emolientes e é rica em vitaminas A. B1, B2, C, pectina, ômega 6, ômega 3 e ômega 9. É um excelente hidratante.

MANTEIGA DE UCUÚBA

É extraído da semente da ucuúba um óleo que rancifica rapidamente devido seu alto ponto de fusão, formando assim a manteiga de coloração amarela.
Tem propriedades anti-séptica, hidratante, revitalizante. Indicada para peles sensíveis, oleosas e acnéicas que necessitam de rápida cicatrização. Também é utilizada para tratar de calcanhares rachados e áreas ressecadas.
Pode ser empregada nas formulações de cremes corporais, sabonetes artesanais e velas.

MANTEIGA DE SEMENTE DE UVA

Combinação do óleo vegetal de semente de uva com óleos hidrogenados. Rica em ácido linoléico, tem rápida absorção e ótima espalhabilidade. Muito hidratante ajuda a evitar o ressecamento. Utilizada em cremes.

MANTEIGA DE ANDIROBA

Obtida a partir do óleo de Andiroba. Possui propriedades fitoterápicas reconhecidas pelo Ministério da Saúde. O óleo quando submetido a temperaturas inferiores a 25C se solidifica ficando com a consistência parecida com a vaselina.
Contém glicerina, palmitina e oleina.
Possui propriedades antiséptica, antiinflamatória, cicatrizante e inseticida. Utilizada como repelente e para contusões, inchaços, reumatismos, cicatrizações.
Empregada na composição de shampoos, cremes e sabonetes. Também pode ser empregada em massagens, aliviando dores e inflamações.

MANTEIGA DE BURITI

O buriti é conhecido como árvore da vida. Da polpa do fruto é extraido o óleo e dele feito a manteiga. É muita rica em vitamina A. Possui propriedade restauradora da pele, dando brilho e vitalidade.

MANTEIGA DE CASCA DE LARANJA

Combinação do óleo da casca da laranja, cera da casca e óleo hidrogenados. Rica em limoneno, bioflavonóides e polifenóis. Possui propriedade antiinflamatória e emoliente, é também tônico natural. Usada contra celulite e rejuvenescedora devido a propriedade anti-radicais livres.
Utilizadas em sabonetes, cremes para massagem, pós sol. Lembrando que por se tratar de um produto originário de um citrico, não deve ser utlizado antes da exposição ao sol, pois é fotosensibilizante, podendo ocorrer manchas na pele.

MANTEIGA DE ANIDRA.

A lanolina é obtida a partir da cera de lã bruta de ovelhas. A lanolina pura não é absorvida pela pele por isso deve ser misturada a óleos vegetais. Tem propriedade emoliente. É empregada em produtos para bebês, oftalmológicos, cosméticos como shampoos, condicionadores, demaquilantes, sabonetes líquidos, cremes corporais e produtos solares.

Quantas propriedades não?!!!!
Depois de tudo isso o melhor a fazer é nos lambuzarmos de manteigas!!!!!

9 comentários:

  1. Boa tarde!
    Estou usando os óleos no tratamento de dermatite da minha filha, mas gostaria de ter a opção de um hidratante mais fácil de passar no corpo todo. as manteigas seriam uma boa ideia? Eu usaria pura mesmo?
    As informações do seu blog tem sido muito úteis, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pauli, boa noite, você pode comprar um hidratante base neutro, encontrado em quase todas as lojas de aromaterapia e cosmética. Ai é só acrescentar os óleos essenciais nele e utilizar como hidratante no corpo todo. O importante é que seja um hidratante base sem silicone e sem cheiro, lojas online de aromaterapia tem este tipo de produto para vender ok. Caso prefira pode utilizar as manteigas sim, procura manteigas de boa qualidade ok.

      Excluir
    2. Obrigada Tahiana! Vou procurar. Abraços!

      Excluir
  2. Gostaria de ter a receita de MANTEIGA DE MANGA para eu fazer em casa. Será que alguém pode me fornecer?
    Grata!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!oi, comprei manteiga de tucumã . Tenho a pele bem sensível e ressecada. Gostaria de saber qto da manteiga eu acrescento no oleo vegetal?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter a receita de MANTEIGA DE MANGA para eu fazer em casa. Será que alguém pode me fornecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também estou procurando essa receita, se você conseguir me envia, por favor! deniselima.rock@gmail.com

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...