sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Aromaterapia na Gestação

Derepente a notícia: você está grávida!

No início, pelo menos no meu caso, foi algo que me assustou, me deixou com muitas sensações e sentimentos misturados mas, que logo depois passaram e o sentimento que ficou foi o de: existe uma vida em mim.

A gestante desde o momento em que fica sabendo ser responsável por uma outra vidinha, começa a passar por inúmeras mudanças. Incluem-se nelas as mudanças emocionais, físicas, rotina, enfim...muita coisa para se administrar!

É muito comum que a futura mamãe apresente ansiedade, nervosismo, estresse, insônia e medo decorrentes do excesso de preocupação com tantas novidades. Já na parte física, é preciso aumentar os cuidados com a pele para prevenir o surgimento de estrias, celulite e varizes. Além disto, tem ainda a questão dos inchaços nas pernas e pés, as náuseas, as queimações no estomago, as constipações intestinais, entre outros probleminhas que são normais durante este período!

Porém se tratados com carinho e alguns cuidados especiais podem passar tranquilamente e trazer muitos benefícios a gestante.

Para isso, acho que quando podemos contar com a ajuda da nossa Mãe Natureza tudo fica muito mais especial! O uso de ervas e óleos essenciais pode e muito contribuir para o alívio de diversos desconfortos gerados durante a gravidez.

É sempre importante lembrar, que ambos devem ser prescritos por profissionais qualificados, para que não afete de forma negativa a saúde da futura mamãe e seu bebê.

Existe uma certa restrição à adoção de alguns óleos essenciais durante os primeiros meses de gestação, devido a alta concentração de compostos químicos que os formam. Cada gota de óleo essencial contém quantidades muito concentradas de substâncias químicas que em contato com a pele ou mesmo o olfato da gestante caem na corrente sanguínea e podem prejudicar mãe e bebê. Alguns óleos possuem elementos químicos que podem ocasionar contrações induzindo ao aborto, alterar a pressão sanguínea e até mesmo causar intoxicação quando em doses elevadas.

Por isso a aromaterapia para gestantes e crianças (idosos, epléticos, hipertensos, diabéticos...) deve ser trabalhada com muita responsabilidade por profissionais capacitados.

Segue a lista dos óleos essenciais que NÃO DEVEM SER UTILIZADOS DURANTE A GESTAÇÃO:

ÓLEOS CONSIDERADOS TÓXICOS:

Alecrim, Anis, Arnica, Artemísia, Bétula, Cânfora, Cedro, Cipreste, Erva-doce, Salvia Esclaréia, Hissopo, Hortelã-Pimenta, Jasmim, Manjericão, Manjerona, Mirra, Orégano, Poejo, Rosa, Tomilho, Zimbro.

ÓLEOS COM PROPRIEDADES EMENAGOGAS (INDUZEM A MESTRUAÇÃO):

Alecrim, Camomila, Sálvia Esclaréia, Hissopo, Lavanda, Manjericão, Mirra, Rosa, Zimbro.

**Apesar da Lavanda, Camomila e a Rosa serem considerados óleos “emenagogos”, eles poderão ser usados em uma diluição bastante reduzida, ou seja, de 30 ml de óleo vegetal para 1 gota de óleo essencial, após o quinto mês de gravidez. A indicação é feita a pessoas que não tenham um histórico de abortos.

Os óleos essenciais podem ser usados em massagens, banhos, escalda pés e aromatização do ambiente.

Recomenda-se que até o 5 mês de gestação use-se apenas bons óleos vegetais puros como os de Amêndoas Doce, Semente de Uva e Germe de Trigo, que vão hidratar a pele e prevenir o aparecimento de estrias.

Após o 5 mês de gestação já podemos utilizar alguns óleos essenciais.

BANHOS

No banho é recomendado que se pingue uma única gota do óleo essencial escolhido em um sabonete neutro e aplique no corpo. Nas banheiras e buchas é recomendado que se aplique uma gota de OE em uma colher de sopa de OV para aplicar no corpo. Depois é só relaxar!!

Dicas para banhos e massagens:

Lavanda ou Gengibre - a cada dois ou três dias, quando houver predisposição a enjôos.
Tangerina ou Grapefruit - auxilia na fadiga causada pelas mudanças hormonais; devolve a alegria e o bom humor.
Camomila - ajuda no relaxamento, diminui o estresse e proporciona leveza.
Erva-Doce/Funcho - após o nascimento, auxilia o aumento do fluxo de leite (massagens ou compressas quentes) ou também gerânio, jasmim e lemongrass; no caso de leite empedrado, camomila, gerânio ou olíbano em compressa fria.
Gerânio e Lavanda - ajuda a aliviar cansaços na região das pernas, inchaços e dores lombares.
Neroli - aplicado na prevenção de estrias - após o quinto mês.
Limão - para problemas circulatórios.
Rosa - ajuda a atenuar a ansiedade e outros problemas emocionais.

NÁUSEAS


São indicados lavanda, camomila e laranja que podem ser adicionados 2 gotas em 1 litro de água, embeber uma toalha e fazer compressa no abdómen por 20 minutos.
Também pode aromatizar o ambiente com 1 gota de óleo de gengibre e 1 de hortelã.

Para ingerir pode-se fazer água aromatizada com hortelã: em 2 litros de água coloque 5 folhas de hortelã lavadas e leve a geladeira. Depois é só ir tomando a água, além de hidratar ameniza a sensação de enjoo.




ESTRIAS

São recomendadas massagens suaves diárias para prevenir as estrias que ocorrem devido a distensão da pele e ruptura das fibras elásticas.
O melhor a se fazer é massagear o corpo com óleo vegetal de amêndoas doce ou semente de uva com lavanda ou mandarina. Para cada colher de sopa de OV uma gota de OE!

CELULITE

Afeta principalmente as mulheres que já possuem pré disposição a isso. Para prevenir pode-se fazer massagens com movimentos circulares e leve pressão com as pontas dos dedos nas regiões de coxas e quadris.
Aqui os óleos essenciais mais indicados são: gerânio, laranja, limão e lemongrass.

Utilize duas colheres de sopa de óleo vegetal (semente de uva ou amêndoas doce) com 2 gotas do OE escolhido.

VARIZES

Devido ao aumento uterino a circulação nas pernas fica prejudicada o que leva ao surgimento de varizes.
Podemos fazer um exfoliação com uma colher de sopa de sal ou açúcar ou algas misturados a duas colheres de sopa de OV de amêndoas ou girassol e aplicar em movimentos circulares de baixo para cima em todo o corpo. Isso ajuda a ativar a circulação.

Depois uma massagem com 2 colheres de sopa de OV de germe de trigo e 2 gotas de OE de gerãnio pode ser feita nas pernas.

AZIA

É bem comum a sensação de queimação no estômago. Para melhorar a receita de água aromatizada acima continua valendo aqui e uma massagem no abdome com óleo vegetal de jojoba e óleo essencial de limão ou menta também pode ajudar.
Claro que uma mudança alimentar também muito bem vinda. Prefira consumir frutas e sucos naturais, arroz e massas integrais, muita verdura e legumes crus e cozidos, carnes grelhadas e leves como peixes, peito de frango e passe a evitar alimentos gordurosos, refrigerantes, cafés e chocolates.

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

Também muito comum, pode ser amenizada com mudança de alimentação, seguindo as recomendações acima mais a ingestão de pelo menos 8 copos de água por dia e o consumo de fibras encontrados em frutas, legumes, alimentos integrais, aveias, farelo de trigo, grãos (lentilha, feijão, soja...)

Massagens na região inferior do abdome com OV de gergelim e OE de laranja ou lavanda também pode ajudar.

DORES LOMBARES

Após o 5 mês de gestação pode-se fazer massagens na região lombar com OV de gergelim (2 colheres de sopa) com 1 gota de OE de lavanda e 1 gota de OE de sândalo.

DORES NOS SEIOS

Devido ao aumento dos seios, estes podem se tornar doloridos. Para aliviar as dores faça uma massagens com óleo vegetal de amêndoas ou avelã com 3 gotas de OE de lavanda ou rosas.
Importante lembrar que OE não deve ser usado puro nos seios e nem no período de amamentação.

Para os seios inchados pode-se fazer uma compressa fria com água de rosas.

EDEMAS

Podem ser reduzidos através de escalda pés frios com OE de laranja.
Também pode-se massagear os pés com OV de semente d euva, avelã ou amêndoas doce com OE de laranja.

INSÔNIA

Nos últimos meses de gestação devido ao desconforto e dificuldade para dormir a insônia pode-se tornar um problema.
Pingar duas gotas de OE de lavanda no travesseiro pode ajudar.
Colocar no aromatizador de ambiente 6 gotas de lavanda e neróli também ajuda a dormir melhor.
Uma boa massagem com OV de gergelim e lavanda é outra opção.


Com essas dicas o período gestacional pode ser muito mais tranquilo!

Aproveite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...